quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Formadores de atletas querem 30% da Lei Piva


Clubes fundão entidade para captar recursos para esportes olímpicos
Formadores de atletas querem 30% da Lei Piva
Se sozinhos estão sem dinheiro, os clubes resolveram agora se unir para buscar recursos para os esportes olímpicos. De acordo com o jornal “O Globo”, Flamengo, Fluminense, Vasco, Corinthians, Grêmio Náutico União (RS), Minas, Pinheiros e Sogipa vão fundar no próximo dia 3 o Conselho Nacional de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos. A intenção é conseguir parte das verbas da Lei Agnelo/Piva, que atualmente destina ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) 2% da arrecadação de loterias federais.

O Conselho Nacional terá como comandante o presidente do Minas, Sergio Coelho, e tentará junto ao governo federal 30% da arrecadação da Lei Agnelo/Piva, que no último ciclo olímpico rendeu R$288 milhões ao COB. Sérgio explica que os clubes terão de apresentar projetos ao Conselho.

- O Conselho vai aprová-los e liberar os recursos. Clubes de futebol não poderão desviar dinheiro para esse esporte – garante.

A medida vem como mais uma tentativa de os clubes salvarem os esportes olímpicos da falta de investimentos. Afetado pela crise financeira mundial, o Flamengo já havia sinalizado que faria um corte na verba destinada aos esportes amadores, o que poderia até mesmo significar o fechamento da ginástica artística do clube, que já lançou Diego e Daniele Hypolito, além de Jade Barbosa. Entretanto, com o fim da exclusividade do patrocínio da Petrobras, o clube poderá conseguir investidores para cada modalidade.

Nenhum comentário: