quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A briga dos clubes está no caminho errado’




A briga dos clubes está no caminho errado’, diz secretário do Ministério
Djan Madruga acredita que agremiações deveriam apresentar novos projetos em vez de lutar pela divisão de uma quantia que já é pequena
Lydia Gismondi Rio de Janeiro
Enquanto os clubes abrem fogo contra o Com
itê Olímpico Brasileiro (COB) e se unem para reivindicar uma fatia maior de recursos da Lei Agnelo/Piva, o governo alerta que eles estão correndo no caminho errado. O secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento
Djan Madruga, reconhece a necessidade de recursos para as agremiações, mas afirma que a reivindicação deveria apontar para outro alvo.

- Essa briga dos clubes está no caminho errado. Se é para tirar do COB e repassar para os clubes, o dinheiro não vai aumentar, só vai ser dividido. A briga deveria ser diferente. Eles deveriam brigar por mais dinheiro e não para dividir o pouco que têm – disse Madruga ao GLOBOESPORTE.COM.

O secretário acredita que os clubes deveriam se unir para conquistar recursos próprios em vez de apenas lutar para dividir a verba que é repassada para o Comitê Olímpico Brasileiro. Segundo Madruga, um estudo apresentado em dezembro ao ministro dos Esportes, Orlando Silva, mostra que as 20 maiores potências olímpicas do mundo recebem de três a sete vezes mais recursos financeiros anuais para o esporte do que o Brasil.

- Eles poderiam apresentar projetos para o ministério dos Esportes. Cada clube pode apresentar seis projetos por ano, sem teto de recursos. Mas, para isso, eles precisam se empenhar – afirmou.

Em todo caso, o ministério dos Esportes também já estuda formas de aliviar a crise dos clubes.

- Já existe ciência de que os clubes formadores precisam de recurso. Está sendo estudada uma forma de esses recursos chegarem até lá. Mas vale lembrar que alguns, como Pinheiros e Minas, já estão sendo atendidos pela lei de incentivo fiscal – explicou o secretário.

Nenhum comentário: