domingo, 28 de dezembro de 2008

Gordura Trans Deverá Ser Eliminada Até 2010




Eliminar os teores de gordura trans dos alimentos industrializados no Brasil, até 2010. Esta foi a meta traçada entre o Ministério da Saúde (MS) e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), durante a segunda reunião do Fórum de Alimentação Saudável, que ocorreu no dia 18 de dezembro, em Brasília (DF).
Instalado pelo ministro no último mês de julho, o Fórum é um espaço de debate entre representantes do governo e da indústria para a definição de alternativas direcionadas à diminuição não só dos teores de gordura trans, como também de sal e açúcar dos alimentos industrializados e comercializados no país.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do MS, a partir da segunda quinzena de janeiro, o fórum terá reuniões periódicas por intermédio de um grupo técnico que também contará com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de universidades.

Conforme explicou o ministro, a eliminação dos teores de gordura trans dos alimentos industrializados será feita gradualmente, até 2010, e segundo as possibilidades da indústria.

"Temos que ter uma visão muito abrangente sobre todas as questões envolvidas", observou Temporão, referindo-se à importância de apoio da Embrapa e de institutos de pesquisa (para a possibilidade de desenvolvimento de novos grãos e matérias primas adequados à utilização industrial) como também de outros órgãos de governo.

Fórum Virtual

Outra iniciativa anunciada pelo ministro da Súde será a criação, no início do próximo ano, de um fórum virtual sobre alimentação saudável para o recebimento de contribuições dos setores envolvidos e da sociedade.

Para a elaboração de novas medidas, o governo também se baseará em experiências internacionais bem-sucedidas, como a do Canadá, onde relevantes mudanças na composição dos alimentos foram promovidas no decorrer de três anos.

Nenhum comentário: