quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Atividades Físicas no Climatério







Exercícios regulares reduzem os riscos de doenças cardiovasculares e osteoporose, além de causarem mudanças benéficas tanto do ponto de vista estético, quanto no humor.
Alongamento Lateral
Posição: em pé
Movimento: dobre seu tronco para a direita com seu braço esquerdo esticado sobre a cabeça, e depois use o mesmo procedimento para o outro lado. Repetir 10 vezes.




Exercício de alongamento da parte frontal da coxa
Posição: em pé
Movimento: com uma das mãos apoiada na parede e a outra segunda o tornozelo, puxe a pena para trás até a altura dos quadris e segure durante 20 segundos. Relaxar e fazer o mesmo exercício com a outra perna. Repetir 10 vezes.





Alongamento da coluna lombar
Posição: em pé
Movimento: incline-se com as mãos na cintura até um ângulo de 90º graus, regressando lentamente à posição ereta. Repetir o movimento por 10 vezes.






Abdômen
Posição: deite de costas para o chão segurando em uma barra ou apoio
Movimento: levante as pernas juntas, até um ângulo de 90º graus, tensionando em seguida o músculo das nádegas. Repetir o movimento 10 vezes.



Barriga e nádegas
Posição: deitada de costas para o chão
Movimento: dobre as pernas, force sua cintura contra o apoio e tensione os músculos da barriga e nádegas durante 8 segundos




Exercício aeróbico
Posição: em pé
Movimento: caminhe durante vinte minutos para fazer o aquecimento do corpo e fortalecer suas penas
Posição: sentada
Movimento: em uma bicicleta ergométrica, pedale durante quinze minutos procurando manter o rítmo




Importante: O acompanhamento médico e do profissional de educação física é essencial no climatério. Somente o médico poderá avaliar com exatidão a necessidade de um eventual tratamento e indicar as melhores medidas para cada caso.





Nenhum comentário: