quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

BRASILEIRO NA LUTA PELO TÍTULO 2009


Aos 29 anos, José Hélio é uma das grandes referências nas motos em competições off-road do Brasil. Com 18 anos de experiência no esporte, ele é tetracampeão do Rally dos Sertões, no qual acumula 13 participações. No Rally Dakar, ele fará sua estréia em janeiro de 2009, após a tentativa frustrada de correr a prova em 2008, que foi cancelada.

Por seis vezes, Zé Hélio fez provas na região onde será o Dakar sul-americano, mas nem por isso ele se considera favorito para a prova. Em entrevista ao Webventure, ele conta também que sua rivalidade com Cyril Despres e Marc Coma, os grandes oponentes da última edição do Rally dos Sertões, vencido por ele, não é seu foco no maior rali do mundo.

“Não tenho vantagem em conhecer a região porque todos os grandes pilotos que virão para o Dakar participaram da mesma prova que eu na Argentina, a etapa do mundial, mas é claro que tenho uma tranqüilidade maior em conhecer parte do percurso, que chega a ser menos da metade do total”, disse o piloto. “O Dakar é uma prova muito longa, o que dificulta ter favoritos”.

Disputa não anunciada - Sobre os concorrentes estrangeiros, Zé Hélio pede a palavra para anunciar ao público que não esperem uma disputa direta entre ele, Despres e Coma. “Vencê-los no Sertões foi um grande mérito meu por já conhecer o terreno da prova e ter experiência. No deserto será diferente, pois a moto deles é muito mais potente que a minha, com praticamente o dobro da potência”, falou ele sobre a sua Honda 450cc.

“Não estou nem um pouco preocupado com essa disputa e estou indo para a prova com o mesmo objetivo de sempre, que é vencer na categoria 450. Nos últimos dois Sertões meu objetivo era o mesmo do Dakar e eu acabei vencendo na geral. Vamos ver o que acontece”, afirma.

Nenhum comentário: