quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Qual o impacto da candidatura de Marina Silva à presidência?

Antes mesmo da confirmação oficial da atual senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, como candidata às eleições presidenciais de 2010 pelo Partido Verde, o assunto gerou polêmica e, parece, ainda vai dar o que falar.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ipespe – Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, Marina teria de 10% a 27% das intenções de voto, dependendo dos demais candidatos no páreo.

Ainda que as chances de ela chegar, de fato, a ocupar o cargo sejam pequenas – a pesquisa DataFolha do dia 16 de agosto aponta 3% das intenções de voto para a senadora – inevitavelmente, a entrada de Marina na corrida pela sucessão pode obrigar os demais candidatos a inserirem a sustentabilidade em suas agendas de campanha.

Desde a semana passada, os noticiários destacam o nome de Marina Silva e, com ele, a preservação da Amazônia, a possibilidade de o Brasil ter um novo modelo para redução de emissões de carbono e a discussão sobre a diferença entre ambientalismo e desenvolvimento sustentável. Até a controversa MP 458, sancionada por Lula e que abonou a ocupação ilegal de terras na Amazônia, a que Marina foi enfaticamente contra, voltou à tona.

Assuntos como cotas para minorias em universidades e programas de assistência social – apoiados pela senadora – e outros como transgênicos, descriminalização do aborto e pesquisas com células tronco – que não têm o apreço de Marina – serão novamente trazidos para o debate entre os candidatos.

O que você acha da movimentação que foi gerada na política e na mídia por conta da possível participação da ex-ministra do Meio Ambiente na corrida presidencial? Caso seja confirmada, que tipo de impacto a candidatura de Marina Silva à presidência pode trazer para o Brasil?

Nenhum comentário: