sábado, 20 de junho de 2009

Reciclagem de celulares


Os aparelho celulares já são, praticamente, item de necessidade básica entre a população mundial. Mas o que fazer com esse pequeno objeto, que causa grandes impactos ambientais, depois que ele perde a utilidade? O IPE – Instituto de Pesquisas Ecológicas está promovendo uma campanha para que eles tenham um destino mais nobre do que a lata de lixo ou o fundo da gaveta.

A iniciativa quer incentivar as pessoas a levarem os aparelhos celulares – e, também, baterias e carregadores sem utilidade – para postos de coleta e reciclagem que foram colocados em todas as lojas Vivo.

A ideia é revender os eletrônicos para os fabricantes e, assim, seguir a dinâmica do processo de logística reversa. Segundo o IPE, apenas com os aparelhos que já foram recolhidos nos postos de coleta, foi possível reciclar centenas de toneladas de metais e plásticos, que retornaram ao mercado para a produção de novos produtos.

O dinheiro arrecadado com as revendas ainda será destinado a projetos socioambientais, que visam a conservação da fauna e da flora brasileiras, além da preservação das nascentes dos rios. As iniciativas fazem parte dos projetos “Mico-leão-da-cara-preta”, “Mico-leão-preto” e “Nascentes Verdes Rios Vivos”, todos do IPE.

Celulares de todos os modelos e operadoras podem ser depositados nos mais de 3.400 postos de coleta. É preciso, apenas, verificar se os aparelhos estão desligados e, em seguida, preencher as duas vias do termo de doação

Nenhum comentário: