quarta-feira, 10 de junho de 2009


O Rio de Janeiro contra as espécies invasoras
O Estado iniciou um plano de batalha para controlar a reprodução de (ou eliminar) espécies invasoras ou exóticas de seus parques e paisagens naturais. A Secretaria de Ambiente promete agir, também, na disseminação da informação sobre o problema, já que nos acostumamos com a presença de muitas dessas espécies.

Estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro identificou mais de 200 exemplares de fauna e flora que estão tomando conta de determinadas paisagens e ameaçam extinguir variadas espécies de seus habitats naturais, contribuindo para uma queda brusca na biodiversidade. O levantamento, elaborado em parceria com o Instituto Biomas, identifica, entre os mais perigosos invasores, animais como gatos, passarinhos, peixes e saguis, além de plantas como a jaqueira, todos aparentemente inofensivos e até 'bonitinhos' para a maioria das pessoas.

A coordenadora da pesquisa, Helena Bergallo, explica que é justamente esse ar dócil que leva à propagação de espécies em uma paisagem que deveria estar sendo habitada por outra. Por isso, elas, primeiramente, são consideradas exóticas, para, em seguida, tornarem-se invasoras.

Nenhum comentário: