sábado, 14 de março de 2009

Sandra Pires anuncia que irá se aposentar


A veterana Sandra Pires anunciou nesta sexta-feira que irá deixar as areias no dia 21 de abril, em um jogo-exibição durante a etapa brasileira do Circuito Mundial de vôlei de praia, em Brasília. A informação é do programa "Globo Esporte".

Aos 35 anos de idade, Sandra disputou as duas primeiras etapas do Circuito Brasileiro ao lado de Larissa, que aguarda a recuperação de sua parceira Juliana. Em janeiro, também junto com a capixaba, a experiente atleta venceu o Rainha da Praia 2009, se tornando a maior campeã do torneio com três títulos (já havia levado o troféu em 2000 e 2001).
Veterana quer repetir parceria com Larissa em sua despedida

Sandra convidou Larissa para repetir a dupla vencedora em sua última partida como profissional. A jogadora, no entanto, ainda não aceitou a proposta.

Nascida no Rio de Janeiro no dia 16 de junho de 1973, Sandra Pires foi a primeira mulher brasileira, ao lado de Jacqueline Silva, a ganhar uma medalha de ouro olímpica, conquistada logo na primeira participação do vôlei de praia nos Jogos, em Atlanta-1996.

Quatro anos depois, em Sydney, na Austrália, ela conseguiu uma medalha de bronze ao lado de Adriana Samuel. Ainda na Austrália, se tornou a primeira mulher a desfilar como porta-bandeira do Brasil nas Olimpíadas.


A atleta estreou no vôlei de quadra aos 14 anos. Aos 19, passou para a areia, de onde nunca mais saiu. Além das conquistas olímpicas, seu currículo conta com um tricampeonato no Circuito Mundial (1995 e 1996 com Jacqueline e 2003 com Ana Paula) o ouro no Mundial de Los Angeles, em 1997 (com Jacqueline) e um bicampeonato brasileiro (1995, também com Jacqueline, e 1998, com Adriana Samuel.

Em 2008, ela jogou o primeiro semestre ao lado de Leila, com quem tentou uma vaga nos Jogos de Pequim. Sua última parceira regular foi Taiana, ao lado de quem disputou as últimas etapas do Brasileiro do último ano.

Como reconhecimento por seus feitos, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) elegeu Sandra a melhor jogadora de vôlei de praia do mundo nos anos 90.

Nenhum comentário: