quarta-feira, 28 de outubro de 2009

EXPOSIÇÕES


Exposição mostra artesanato de comunidades carentes
O grupo de bordado e costura Ateliê Acaia, formado por mulheres que vivem em comunidades carentes da zona oeste paulistana, apresentará seus melhores trabalhos na exposição “Artesãs da Linha Nove”, a partir de 29 de outubro, na cidade de São Paulo.
Cerca de 30 mulheres que moram nas comunidades carentes “Favela da Linha”, “Favela do Nove” e “Cingapura Madeirit” – todas na zona oeste paulistana – e, antigamente, se submetiam a trabalhos pesados e de baixa remuneração para sustentar suas famílias.

Essa é a história do grupo de bordado e costura “Ateliê Acaia”, que há quatro anos desenvolve práticas de artesanato com mulheres de baixa renda, incentivando o trabalho autônomo e socialmente responsável no país.

O resultado das atividades artesanais dessas “mulheres rendeiras” pode ser conferido, de 29 de outubro a 18 de dezembro”, na exposição “Artesãs da Linha Nove”, que acontecerá no “A Casa – Museu do Objeto Brasileiro”, em São Paulo.

Desenvolvendo um artesanato sofisticado, com bordados em painéis, toalhas, colchas e jogos americanos, as mulheres do “Ateliê Acaia” apresentarão, na Mostra, uma retrospectiva de seus melhores trabalhos, entre os quais destacam-se os de temas relacionados ao meio ambiente, como “Amazônia”, “Pantanal”, “Árvores Nativas” e “Pássaros Brasileiros”.

Exposição “Artesãs da Linha Nove”
Data: de 29 de outubro a 18 de dezembro
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 19h
Local: A Casa – Museu do Objeto Brasileiro
Endereço: Rua Cunha Gago, nº 807, Pinheiros – São Paulo/SP
Mais informações pelo telefone (11) 3814-9711

Nenhum comentário: