quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Volta ao mundo em bicicleta


Montado em uma bicicleta de 21 marchas e com muita disposição, o arquiteto mineiro Argus Caruso Saturnino conheceu, de 2001 a 2005, os aspectos culturais e ambientais de 28 países espalhados pelo mundo inteiro. Ao todo, foram 35 mil quilômetros percorridos por rotas históricas como a da Companhia das Índias Orientais, das Caravanas do Império Romano, dos Mercadores Africanos e Asiáticos e da Estrada Real.

A ideia da viagem surgiu do projeto educacional “Pedalando e Educando”, que tinha como intenção apresentar lugares históricos às crianças de escolas públicas. Para isso, Argus utilizava textos, fotos e vídeos – produzidos por ele mesmo durante suas aventuras de bike – e apresentava, via internet, para estudantes de cerca de três mil escolas do mundo.

Quatro anos depois da viagem acabar, todo esse material deu origem ao livro “Caminhos – Volta ao Mundo de Bicicleta”, da Editora Sesc-SP, que foi lançado no Rio de Janeiro no dia 20 de outubro e será divulgado em Minas Gerais e São Paulo, em 24 de outubro e 3 de novembro, respectivamente.

A obra – que conta com 200 ilustrações e textos recheados de informações atuais sobre os países visitados por Caruso – pode ser adquirida nas livrarias de todo o país, depois do seu lançamento, e também no site da Editora Sesc-SP.

Caminhos – Volta ao Mundo de Bicicleta
Autor: Argus Caruso Saturnino
Editora Sesc-SP
268 páginas
Preço: R$ 110

Lançamentos
Data: 24 de outubro
Horário: 11h
Local: Livraria Travessa
Endereço: Av. Getúlio Vargas, nº 1405 – Juiz de Fora/MG

Data: 3 de novembro
Horário: 19h
Local: Sesc Paulista
Endereço: Av. Paulista, nº 119, 15º andar – São Paulo/SP

Leia também:
Especial Vá de bicicleta
A bicicleta global
Bicicletas para passear
Uma semana de bicicleta

*Argus Caruso Saturnino

EXPOSIÇÕES


Exposição mostra artesanato de comunidades carentes
O grupo de bordado e costura Ateliê Acaia, formado por mulheres que vivem em comunidades carentes da zona oeste paulistana, apresentará seus melhores trabalhos na exposição “Artesãs da Linha Nove”, a partir de 29 de outubro, na cidade de São Paulo.
Cerca de 30 mulheres que moram nas comunidades carentes “Favela da Linha”, “Favela do Nove” e “Cingapura Madeirit” – todas na zona oeste paulistana – e, antigamente, se submetiam a trabalhos pesados e de baixa remuneração para sustentar suas famílias.

Essa é a história do grupo de bordado e costura “Ateliê Acaia”, que há quatro anos desenvolve práticas de artesanato com mulheres de baixa renda, incentivando o trabalho autônomo e socialmente responsável no país.

O resultado das atividades artesanais dessas “mulheres rendeiras” pode ser conferido, de 29 de outubro a 18 de dezembro”, na exposição “Artesãs da Linha Nove”, que acontecerá no “A Casa – Museu do Objeto Brasileiro”, em São Paulo.

Desenvolvendo um artesanato sofisticado, com bordados em painéis, toalhas, colchas e jogos americanos, as mulheres do “Ateliê Acaia” apresentarão, na Mostra, uma retrospectiva de seus melhores trabalhos, entre os quais destacam-se os de temas relacionados ao meio ambiente, como “Amazônia”, “Pantanal”, “Árvores Nativas” e “Pássaros Brasileiros”.

Exposição “Artesãs da Linha Nove”
Data: de 29 de outubro a 18 de dezembro
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 19h
Local: A Casa – Museu do Objeto Brasileiro
Endereço: Rua Cunha Gago, nº 807, Pinheiros – São Paulo/SP
Mais informações pelo telefone (11) 3814-9711

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

domingo, 4 de outubro de 2009

Parcerias

Nossos Passos

Meu caros, nesta última quarta-feira estivemos reunidos com a Daniela Passos, presidente da ONG CPC Centro de Preservação do Centro, que foi contemplada com um Edital da Caixa Cultura, para realizar em Campos em abril de 2010, a I Mostra Aberta de Teatro Experimental, em espaços não convencionais.
O motivo de estar presente a esta reunião, deveu-se a um convite para uma parceria com a Nação Goytacá, nesta empreitada e em outras posteriores.

Ontem estivemos, Eu, Wellington Cordeiro e Joca Muylaert, em reunião com o Professor Silvério, Pró-Reitor de Extensão da UENF, para formalizarmos uma parceria em torno da Casa de Cultura Villa Maria. Depois e uma breve explanação do professor Silvério, sobre a atual situação do prédio da Vila, lhe passamos o Estatuto da nossa ONG, o projeto TransformAção Comunitária, que tem como objetivo, implantar Oficinas de Teatro, Poesia, Cine Vídeo, Dança e Música, utilizando as técnicas do Teatro do Oprimido, além de um Dossiê, das realizações na Casa, durante os 4 anos em que Joça, os eu diretor.
Nosso passo agora, é enviarmos ao Professor Silvério, uma minuta com a nossa proposta para a parceria, para ele levar ao Reitor, e daí aos conselhos dos Centros Acadêmicos.

Ontem também, mais uma vez, estivemos reunidos com Helô Landim, presidente da ONG PróBeach, que é responsável pela gestão do Ponto de Cultura, na comunidade da Barrinha, em São Francisco do Itabapoana.
A PróBeach já é nossa parceria na campanha Loucos somos Nós, além de estarmos discutindo uma parceria para a implantação das Oficinas que será realizadas naquela comunidade.

Ainda ontem, Eu e Kapi, estivemos uma longa reunião com o Ator Bruno Peixoto, integrante do Grupo Bicho de Porco. Atualmente ele está em cartaz no Teatro Municipal de Cabo Frio, com o espetáculo Jornada Shakespeare, e a nossa intenção é trazer a Campos o espetáculo, dentro da proposta de ações de cultura e arte que desenvolveremos através da campanha Loucos Somos Nós.
Datas e locais já estão definidos: de 7 a 9 de novembro no Auditório do Liceu de Humanidades de Campos. Nosso passo agora é levarmos a proposta a Direção da Liga Espírita de Campos.

Outro passo em direção a campanha Loucos Somos Nós, que aos poucos será transformado em projeto é a montagem do texto de Nicolai Gogol, que eu e Kapi resolvemos encarar, para ser encenado no próprio Hospital João Vianna. Com relação a campanha ela já está sendo concretiza, agora mesmo acabo de receber telefone do nosso Diretor de Esportes, Water Klein, nos passando a informação da doação feita pela banda Eixo Nacional.

Nestes próximos dias estarei no Rio Grande do Sul, na cidade de Bento Gonçalves, participando do XVII Congresso Nacional de Poesia, retorno a cidade no dia 12, quando marcaremos uma reunião da Dirtoria para discutirmos todas as ecoes.

Um grande abraço
Artur Gomes
Nação Goytacá – presidente
http://goytacity.blogspot.com
(22)9840-4362