sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Documentário "Filhos do Jaú" na TV Cultura


No dia 4 de setembro, será exibido, na TV Cultura, o documentário “Filhos do Jaú”, que retrata a relação de convívio estabelecida entre os habitantes nativos do Parque Nacional do Jaú e os pesquisadores estrangeiros que se instalam no Amazonas para estudar o sistema ecológico da região.
O maior Parque Nacional do Brasil – o Parque do Jaú, no Amazonas – repete um fenômeno muito comum em várias outras unidades de conservação da América do Sul: o local é habitado por pequenas comunidades agroextrativistas, que se instalam ao longo dos rios do Parque, e estão diminuindo cada vez mais.

Por outro lado, a região está recebendo cada vez mais profissionais do “Igapó Study Project”, um projeto de pesquisa canadense interessado em buscar informações sobre o sistema ecológico do Parque, que é um dos únicos no mundo que abriga matas de igapó.

O resultado é a convivência obrigatória de duas realidades totalmente diferentes em um mesmo espaço físico, que pode ser acompanhada de perto no documentário “Filhos do Jaú”, dirigido por Eliana Andrade e exibido na próxima sexta-feira, dia 4 de setembro, na TV Cultura.

O filme retrata, fielmente, a interação entre as populações tradicionais do Parque Nacional do Jaú e os pesquisadores, mostrando como os nativos, com todos os seus hábitos culturais, conseguem conviver harmonicamente com os aparatos tecnológicos usados pelos estudiosos canadenses.

O documentário faz parte da série DOCTV IV, uma iniciativa que reúne 55 filmes inéditos – produzidos com a ajuda do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro –, que serão exibidos, semanalmente, até julho de 2010, por todas as emissoras públicas do Brasil, incluindo a TV Cultura.

Filhos do Jaú
Data: 4 de setembro
Horário: 22h10
Emissora: TV Cultura

Nenhum comentário: